Novos alunos, novas e velhas estratégias serão desenvolvidas no decorrer desse ano.
Inicialmente em fevereiro vou conhecer a turma!Vamos rever o alfabeto, contar, cantar, ouvir leituras,brincar, descobrir o espaço a nossa volta e conversar sobre as notícias boas ou tristes do país e mundo ( as crianças precisam se expressar, entender o entorno)
Vamos tentar nos conhecer!
Os alunos vão se adaptando com a nova professora e eu os observando para enumerar quais dificuldades teremos que trabalhar.
Nessa etapa da vida da criança são muitas as expectativas sobre ela, a família, a escola e amigos esperam dela somente sucesso; se esquecem que as pessoas são únicas e portanto diferentes.
É necessário apoiar e incentivar a criança nesse momento e dar oportunidades á ela de se desenvolver a seu tempo, sem cobranças exageradas fora do seu tempo, elas tem o futuro a seu favor.
Para a educadora/escritora Magda Soares, "alfabetização é a ação de ensinar/aprender a ler e a escrever" a partir do mundo que a criança está inserida.
Afabetizar é uma missão díficil porque é um processo que exige disciplina, atenção, concentração e principalmente motivação do aluno. Atualmente, nós professores buscamos dar as condiçoes necessárias para que os alunos desenvolvam todas as capacidades cognitivas, por meio de estudos, leitura , formação e troca de experiências. Importante também é pensar em atender o aluno como um individuo único e quenesse momento ele deve se sentir especial , acolhido e amado nas sua fragilidade e insegurança. Enfim, o diagnóstico da turma está sendo feito e agora é hora de arregaçar as mangas e começar o trabalho. Com a graça de Deus vamos em frente na vontade de que todos os alunos do 1º ano brilhem e descubram o mundo mágico da leitura em 2012.
A sondagem de diagnóstico começou assim...
fotos de brincadeiras desenvolvendo consciência fonologica (é a capacidade de reconhecer a sequência de sons que integram a palavra falada e de compreender que esses sons, numa determinada ordem, podem formar palavras que têm um significado) e conceitos básicos (dentro,fora,cheio,vazio,etc)
Essas atividades continuarão porque são primordiais para o alcance da meta de alfabetização.
Marines Aparecida Oliveira Cardoso - Professora do 1° Ano do Turno da Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo!
Com você... vamos sempre crescer!